Selecionados no programa PartiuIF participam de aula inaugural e acolhimento
Ação foi realizada na Cinemateca, com edição especial do projeto Conhecendo o IFG
Estudantes do 9º ano de escolas públicas selecionados na chamada para o programa PartiuIF, no âmbito do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, participaram da aula inaugural realizada nesta quinta-feira, 24 de abril. O evento iniciou com acolhimento dos alunos e responsáveis, na Cinemateca, onde tiveram a oportunidade de conhecer a equipe que conduzirá o curso que faz parte do programa.
Para o câmpus, foram selecionados 40 discentes. Dentre eles, a Raquel Silva, da Escola Municipal Hebert José de Souza, do Jardim Balneário, e filha da Regiane Silva Sampaio. Raquel e os demais estudantes puderam conhecer mais sobre o Programa PartiuIF e como funcionará a dinâmica do curso ofertado, que tem como objetivo a recuperação de aprendizagens de discentes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas com vistas a oportunizar o acesso e a permanência no ensino médio ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Raquel Silva, ao centro, veio acompanhada dos pais. A mãe dela, Regiane, é estudante do curso técnico em Gastronomia, ofertado na modalidade educação de jovens e adultos pelo Câmpus Goiânia
Regiane, que é estudante do curso técnico integrado ao ensino médio em Gastronomia do Câmpus Goiânia, não escondeu a alegria de ver a filha entre as selecionadas no programa. “Eu ‘tô’ me sentindo maravilhada, porque como eu já estudo aqui, eu tinha muita vontade que ela viesse também. Eu creio que vai abrir muitas portas”, conta. Ela acredita que o diferencial do IFG Câmpus Goiânia está no acolhimento destinado aos estudantes e a possibilidade de mudar de vida por meio da educação.
Recepção
A possibilidade de mudar a trajetória de vida pela formação profissional e cidadã foi um dos pontos levantados pela diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis, durante a recepção dos alunos do PartiuIF. Ela explicou que a ideia do programa é fazer com que os estudantes entendam a Instituição e as oportunidades que podem ter ao ingressar nos cursos técnicos integrados do IFG. “Que hoje seja uma mudança de chave para vocês e que vocês tenham oportunidade de mudar de vida”, exclamou.
Estudantes oriundos de escolas públicas de Goiânia e região foram selecionados por meio de edital
A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do câmpus, professora Fabiane Costa, também reforçou esse ponto de vista institucional ao abordar a verticalização do ensino, que é uma característica do IFG. Ela explicou aos estudantes a possibilidade de entrar em um curso técnico integrado ao ensino médio, em seguida poder fazer uma graduação na mesma área e, em seguida, uma pós-graduação, tudo ofertado pela mesma Instituição.
Após a breve explanação sobre o programa, os participantes do PartiuIF conheceram a equipe que os acompanhará durante o percurso de abril a novembro – período em que serão realizadas as aulas do curso de recuperação de aprendizagens e preparação para a seleção para o ensino técnico integrado ao ensino médio do IFG. A equipe é formada pelos docentes Duelci Aparecido de Freitas, disciplina de Matemática; Danusa Crislei Gonçalves Borges, Português; Rúbia Cristina Diogenes Pinheiro, Ciências da Natureza; além das monitoras Gabriela Souza Gonçalves, Sthefany de Sousa Santana e Ingryd Cristina de Oliveira. O psicólogo da Coordenação de Assistência Estudantil do Câmpus Goiânia, Danilo Oliveira e Silva, também integra o grupo como apoio pedagógico e a técnica em assuntos educacionais, da Gepex, Daniela Hilda de Souza Siqueira, que é coordenadora local do programa.
Equipe do programa no Câmpus Goiânia composta por docentes, monitores e apoio pedagógico
Ainda durante o acolhimento, os estudantes participaram de uma edição do projeto Conhecendo o IFG, momento em que a Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia os levou para visitar laboratórios, biblioteca, salas de aula, Teatro, entre outros espaços que são utilizados no processo formativo dos alunos do câmpus.
Curso
O Programa PartiuIF oferta o curso preparatório e de recuperação de aprendizagens de carga horária de 320 horas. As aulas serão ministradas, no Câmpus Goiânia, a partir de hoje, 24 de abril, até 27 de novembro, das 13h30 às 17h30, concentradas às terças e quintas-feiras.
O curso é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenação do Programa PartiuIF. Os estudantes selecionados vão receber uma ajuda de custo mensal no valor de R$200, condicionada à frequência mínima de 75% nas atividades do curso.
Confira mais informações sobre o PartiuIF.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia