eleições ifg

Nilva Rodrigues será a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral do Câmpus Inhumas

  • Imprimir
Publicado: Sexta, 04 de Julho de 2025, 17h36 | Última atualização em Sexta, 04 de Julho de 2025, 17h47

Graduada em Gestão Pública e com pós-graduação em Docência do Ensino Superior, a servidora atua no IFG há quase 12 anos 

xxxx
Nilva Rodrigues é a diretora-geral eleita no Câmpus Inhumas 

Em reunião realizada no dia 30 de junho, o Conselho Superior (Consup) do IFG homologou o resultado final do processo eleitoral para escolha de reitor(a) e diretores(as)-gerais dos câmpus do Instituto Federal de Goiás, para o mandato 2025-2029. O resultado homologado está disponível na Resolução 249/2025. Após a votação do segundo turno, realizada em 27 de junho, a servidora técnica-administrativa Nilva Maria Dos Santos Rodrigues foi eleita diretora-geral do IFG-Câmpus Inhumas, com 43,13% dos votos, conforme o resultado final divulgado pela Comissão Eleitoral Central.

Nilva Rodrigues será a primeira mulher e a primeira técnica-administrativa em educação (TAE) a dirigir o Câmpus Inhumas. Graduada em Gestão Pública e com pós-graduação em Docência do Ensino Superior, a servidora atua no IFG há quase 12 anos. Durante sua trajetória no câmpus, esteve à frente da Coordenação de Administração e Manutenção, da Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares e, atualmente, ocupa a Coordenação de Apoio Administrativo. Além disso, Nilva teve uma breve passagem pelo setor de Assistência Estudantil (CAE). 

Compromisso

"Nos últimos anos, participei de diversos cursos de curta duração nas áreas de educação, liderança e desenvolvimento pessoal, além de capacitações específicas em gestão pública, incluindo a participação nas Semanas Orçamentárias da Escola de Administração Fazendária (antiga ESAF, depois incorporada à Escola Nacional de Administração Pública - Enap), com foco nas áreas de finanças e planejamento institucional. Também concluí pós-graduações em Liderança, Gestão e Inovação, Inteligência Socioemocional e, atualmente, curso uma pós-graduação em Desenvolvimento Humano. Em todos os cargos que ocupei no câmpus, procurei atuar com proatividade, responsabilidade e compromisso com o crescimento da instituição e o bem-estar da comunidade acadêmica", comenta a diretora eleita.  

O processo eleitoral no IFG, de acordo com Nilva Rodrigues, é uma demonstração viva da democracia institucional. "É um momento essencial de escuta, diálogo e participação da comunidade acadêmica, no qual estudantes, técnicos administrativos e docentes têm a oportunidade de escolher, de forma consciente, os rumos da gestão. Mais do que eleger nomes, esse processo convida à reflexão coletiva sobre o tipo de educação pública que queremos fortalecer, quais valores devem nortear nossas ações e quais metas podemos alcançar juntos", afirma. Para a servidora, no entanto, ainda é necessário avançar na conscientização sobre a importância do voto, especialmente entre os estudantes. "A baixa adesão desse segmento na votação mostra que precisamos aproximar mais o processo eleitoral da realidade estudantil", afirma. 

Para a gestora pública, ser a primeira mulher e TAE a ocupar a direção-geral do Câmpus Inhumas é motivo de orgulho. "É um marco histórico. "Fiquei especialmente feliz com a expressiva votação recebida por parte de técnicos administrativos, docentes e estudantes, o que demonstra que estamos, de fato, caminhando para romper barreiras entre categorias e reconhecer que somos, antes de tudo, servidores públicos da educação. Uma instituição forte se constrói com respeito, diálogo e união — e
esses serão os pilares da nossa caminhada", destaca. 

 

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)