Câmpus Águas Lindas participa da 3ª Expedição Rio Meia Ponte
IFG atua na integração entre ciência, sociedade e políticas públicas voltadas à preservação dos recursos hídricos

Projeto coordenado pela vereadora Kátia Maria (PT), com apoio da Câmara Municipal de Goiânia, a 3ª Expedição Rio Meia Ponte ocorreu entre os dias 20 e 22 de março. Na ocasião, o Instituto Federal de Goiás (IFG) se reuniu junto aos esforços de diferentes setores da sociedade, que atuam em prol da preservação do rio que desempenha um papel estratégico no abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Goiânia.
O projeto engloba uma série de ações simultâneas voltadas para a conscientização e recuperação ambiental, incluindo limpeza das margens, distribuição de mudas nativas do Cerrado, atividades educativas e coleta de amostras de água para análise.
Ao longo de suas três edições, o IFG vem atuando para a caracterização dos impactos ambientais na bacia do Rio Meia Ponte, com destaque para o monitoramento da qualidade da água.
Nesta terceira edição, o IFG foi representado pelos docentes Renato Welmer Veloso e Juliana Moraes Franzão, além do motorista Leonardo de Oliveira Gomes, que prestou suporte logístico para execução das atividades da expedição.
O professor Renato Veloso destaca que o IFG tem sido um parceiro fundamental na integração entre ciência, sociedade e políticas públicas voltadas à preservação dos recursos hídricos. "O IFG vem contribuindo com pesquisa, análise ambiental e atividades educativas, reforçando seu compromisso com a educação ambiental", declara.
A expedição é realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), o Instituto Federal de Goiás, a SANEAGO, o Serviço Geológico Brasileiro, o Ibama, a Universidade Estadual de Goiás, a Universidade Federal de Jataí entre outras.

As próximas etapas da expedição incluem a sistematização dos dados coletados para atualização da Carta das Águas do Rio Meia Ponte, um documento técnico que subsidia as ações do poder público na recuperação do manancial. Essa carta será apresentada na COP 30, que acontecerá em Belém, no Brasil, em novembro de 2025.
Veja mais fotos da 3ª Expedição Rio Meia Ponte.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
Redes Sociais