Estudantes do Câmpus Itumbiara participaram da Maratona de Inovação
Atividade revelou ideias criativas para o meio ambiente
.jpeg)
Nos dias 11 e 12 de agosto a comunidade acadêmica do IFG Câmpus Itumbiara participou do “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”, atividade promovida pela Loa Produções Culturais, com patrocínio da bp bioenergy e apoio do Ministério da Cultura. A ação conseguiu reunir mais de 700 participantes, entre estudantes, professores, mentores, jurados, voluntários e autoridades locais. E promoveu teatro, criatividade e inovação para estimular a consciência ambiental dos jovens, além de premiar nove equipes com ideias voltadas a problemas reais do meio ambiente.
A programação começou com o espetáculo “Água à Vista”, da Cia. de Teatro Parafernália, que discutiu o uso consciente da água com reflexão e humor. A peça serviu de inspiração para o segundo dia, quando os jovens participaram de oficinas no formato ideathon, desenvolvendo projetos sustentáveis em equipes com apoio de mentores.
Ideias premiadas
Ao longo das três sessões do ideathon, nove projetos dos alunos do Câmpus Itumbiara se destacaram:
- Manhã: Reciclar é Renovar (1º lugar), com foco em palestras e conteúdos educativos sobre poluição das águas; Descarte Smart (2º lugar), aplicativo para identificar e orientar o descarte de resíduos; e Vida Verde (3º lugar), compostagem comunitária com engajamento digital.
- Tarde: Eco Ponto (1º), app que recompensa pontos pelo descarte adequado; AquaReuse (2º), plataforma de economia circular baseada no reuso; e Saneamento Básico Brasil (3º), que conecta cidadãos e prefeituras para relatar problemas de saneamento.
- Noite: H2OFF (1º), aplicativo que monitora o consumo de água oferecendo descontos para quem reduz gastos; Ambientalmente (2º), dispositivo que fiscaliza áreas degradadas com dados de satélite; e ReCerrado (3º), plataforma virtual que incentiva o reflorestamento no Cerrado.
“A Loa Produções Culturais desenvolve um trabalho muito bonito. Tive a oportunidade de participar do evento como mentora pela manhã e jurada à tarde, e foi uma experiência muito interessante. Notei que os alunos abordaram temas ligados aos biomas brasileiros, o que me deixou muito feliz, como bióloga fiquei maravilhada”, disse a professora de Biologia do Câmpus, Dayana Abdalla.
“É inspirador ver a criatividade dos jovens de Itumbiara. Tivemos ideias que vão desde aplicativos que conectam ONGs a projetos de reflorestamento até soluções para descarte correto de resíduos”, afirmou o coordenador de inovação, Wellington Sacheti. Já a coordenadora da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, comemorou o engajamento dos estudantes: “Nosso objetivo é inspirar os jovens a se tornarem protagonistas da transformação por meio da arte e da cultura. Em Itumbiara, o brilho nos olhos dos participantes mostrou que a semente da mudança foi plantada”, disse.
Saiba mais
bp bioenergy
A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra.
Loa Produções Culturais
A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance; e destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental.
.jpeg)
.jpeg)
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara, com informações da assessoria de impresa da Loa Produções Culturais.
Redes Sociais