"Trajetória profissional como cientista: desafios e superações" é o tema da palestra de abertura do 2º semestre no Câmpus Inhumas
Evento foi organizado pelo Projeto Meninas CEEC, em parceria com o Departamento de Áreas Acadêmicas

Nesta segunda-feira, 15 de setembro, durante a abertura do 2º semestre letivo de 2025 no IFG-Câmpus Inhumas, foi realizada a palestra "Trajetória profissional como cientista: desafios e superações", ministrada pela pesquisadora Marcella Scoczynski Ribeiro Martins, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A atividade marcou também o início do Ciclo de Palestras Mulheres em Movimento, organizado pelo Projeto Meninas CEEC, que tem o objetivo de despertar e fortalecer a vocação profissional de meninas para as carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação (CEEC).
A chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), professora Elaine Alves de Faria Braga, deu as boas-vindas a todos os participantes do evento e agradeceu a presença da pesquisadora convidada. Sobre o Projeto Meninas CEEC, a servidora Viviane Margarida Gomes Pacheco destaca que a ideia é unir o ensino, a pesquisa e a extensão para gerar conhecimento sobre a participação feminina nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias, incluindo a Computação. "Queremos inspirar meninas a seguirem carreiras onde atualmente existe predominância masculina. E assim também promover a equidade de gênero", explica a servidora.
O Projeto Meninas CEEC oferece rodas de conversa, mentorias, cursos, workshops, hackathons e webinars para fortalecer práticas inclusivas e atrair mais meninas para estas áreas. Fomenta a equidade de gênero com fóruns, visitas técnicas e ações voltadas ao empoderamento feminino; e promove integração entre ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o site do projeto, já são 16 pesquisadores e 30 estudantes cadastrados.
Palestra
"A palestra realizada marca o início do ciclo de palestras Mulheres em Movimento e foi organizada para todos, mulheres e homens, e assim será em todas as palestras do ciclo. Em alguns momentos as falas são direcionadas as mulheres. A escolha do tema da palestra e da palestrante ocorreu no sentido de promover uma ação de ensino com conteúdo sobre pesquisa e com vagas abertas para comunidade externa também, extensão do nosso trabalho habitual. A convidada comunicou muito bem sua trajetória como cientista, inclusive sobre sua participação em projeto de pesquisa com a NASA na área de inteligência artificial, falou sobre coragem, disciplina, resiliência e empatia", destacou a servidora Viviane Margarida, uma das organizadoras do evento.

A pesquisadora Marcella Scoczynski disse que ficou impressionada com a organização do Projeto Meninas CEEC e o engajamento que viu no Câmpus Inhumas. "Fiquei muito orgulhosa de tantas pesquisadoras e futuras cientistas que conheci." De acordo com a palestrante, as mulheres são capazes de muito mais coisas do que imaginam.
"Nossa trajetória como cientista muitas vezes nos desafia quando somos, além de pesquisadoras, mulheres multitarefas e mães. O Brasil e seus investimentos em pesquisa e inovação tem nos propiciado oportunidades e estratégias para aumentar nosso reconhecimento e rede de apoio nacional e internacionalmente, através de editais de mobilidade e apoio a participação de eventos. Assim, pesquisadores, alunos, bolsistas de graduação e pós-graduação têm a oportunidade da troca de experiências e evolução acadêmica. Porém, ainda há muitos desafios para que essas oportunidades cheguem e atendam cada vez mais pesquisadores, e grupos de fortalecimento nas instituições são fundamentais para motivar a participação das mulheres", afirmou Marcella Scoczynski.
Saiba mais sobre o Projeto Meninas CEEC: https://extensao.ifg.edu.br/meninas-nas-ceec-inhumas/
(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)