Roda de Conversa: Os povos Iny Karajá e a educação intercultural
Data: 31 de julho | Horário: 18h | Local: Auditório Julieta Passos

Nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025, às 18 horas, ocorrerá no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) a roda de conversa: “Os povos Iny Karajá e a educação intercultural”, no auditório Julieta Passos. O evento contará com a participação de Adriana Beluá (mulher indígena Iny Karajá e graduada em Direito pela UFG) e Vanda Narubia Karajá (técnica em enfermagem; CASAI/Goiânia; Aldeia Bdèburè, Aruanã-GO), com mediação da professora da Universidade de Brasília (UnB), Cristiane de Assis Portela. O evento é gratuito e aberto ao público.
O encontro tem por objetivo discutir o apagamento histórico e cultural dos povos indígenas em Goiás, especialmente no que diz respeito aos currículos escolares e às representações sociais no estado. A atividade surge em resposta aos dados do último Censo do IBGE, que apontam um crescimento superior a 100% na população autodeclarada indígena em Goiás. Apesar desse aumento expressivo, os povos indígenas continuam enfrentando invisibilização em diversas esferas sociais, especialmente na educação formal.
A roda de conversa propõe um diálogo intercultural com mulheres da comunidade Iny Karajá, trazendo à tona saberes, práticas culturais e experiências educativas desse povo originário. O objetivo é ampliar a compreensão sobre a presença indígena em Goiás e provocar reflexões críticas entre estudantes das licenciaturas, dos cursos técnicos integrados à formação profissional do IFG e membros da comunidade em geral.
Serviço
Roda de Conversa: "Os povos Iny Karajá e a educação intercultural"
Data: 31 de julho (quinta-feira), às 18 horas.
Local: Auditório Julieta Passos, no Câmpus Goiânia do IFG.
Participação aberta ao público