NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - Câmpus Goiânia

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Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 18h04 | Última atualização em Quarta, 04 de Junho de 2025, 21h47

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Câmpus Goiânia está ligado à Pró-Reitoria de Ensino por meio do Núcleo de Ações lnclusivas - NAI. É um órgão consultivo e executivo, de composição multidisciplinar, que responde pelas ações de acompanhamento às pessoas com necessidades educacionais específicas.

São algumas finalidades do NAPNE:

  • Promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade;
  • Buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na instituição, de forma a promover a inclusão da comunidade acadêmica com necessidades específicas.

São atribuições do NAPNE:

  • Apreciar os assuntos concernentes:
    a) à quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, atitudinais e comunicacionais;
    b) ao atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas no Câmpus;
    c) à revisão de documentos visando à inserção de questões relativas à inclusão no ensino regular, em âmbito interno ou externo;
    d) à promoção de eventos que envolvam a sensibilização e capacitação de servidores em educação para as práticas inclusivas em âmbito institucional.
  • Fluxo de trabalho do NAPNE: Apresentação 2025/1

O NAPNE teve seu regulamento aprovado pela Resolução CONSUP/IFG nº 30, de 02 de outubro de 2017, e retificado pela Resolução CONSUP/IFG no 01, de 04 de janeiro de 2018, que define os procedimentos de adaptação didático-pedagógica, flexibilização curricular, terminalidade específica e aceleração de estudos para estudantes com necessidades educacionais específicas. 


 Horários de funcionamento e contato:

  • Horário: 07h as 22h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
  • Contato - telefone fixo e WhatsApp: (62) 3227-2775
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Onde funciona o NAPNE?

  • Sala da Coordenação: T-200, no térreo, ao lado da portaria de servidores.
  • Sala de Recursos Multifuncionais e Estudos: T-201, no térreo, ao lado da Sala T-200.

Quem são as pessoas com Necessidades Específicas?

Consideram-se pessoas com necessidades específicas aquelas que possuem impedimento de longo prazo de natureza física, sensorial, psicossocial; altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento que influenciam no processo de ensino e aprendizagem.

O que é Educação Inclusiva?

A Educação Inclusiva é um direito fundamentado na concepção de direitos humanos, que defende a igualdade e a equidade, com objetivo de evitar a exclusão educacional.

Quando eu devo procurar o NAPNE?

Assim que fizer sua matrícula, ou a qualquer momento durante o semestre letivo em que precisar de ajuda você pode ser acompanhado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.

Sua identificação e acompanhamento pelo NAPNE lhe garantem diversos direitos relacionados à Assistência Estudantil e à adequação didática.


O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE é composto por uma equipe multiprofissional de servidores, estagiários, monitores, formadores e supervisores voluntários, articulando e envolvendo docentes, psicólogos, técnico administrativos, coordenadores, discentes e familiares, com vistas a auxiliar na aprendizagem dos estudantes.

Atualmente, a equipe do NAPNE - Campus Goiânia é composta pelos servidores abaixo, conforme PORTARIA Nº 0846 - REITORIA/IFG, DE 11 DE ABRIL DE 2025:

Leone de Morais Nogueira
Coordenador/Supervisão atendimento especializado

Ghesley Jorge Xavier
Vice-Coordenador/Supervisão atendimento especializado

Marinalva Nunes Barroso
Secretária/Supervisão atendimento administrativo

Julia Andres Rossi
Vice-Secretária

Alinne Monteiro da Cruz Atanasio
Membro/Supervisão atendimento especializado

Cleide Pires Machado
Membro/Supervisão atendimento especializado

Denise Elza Nogueira Sobrinha
Membro/Supervisão atendimento especializado

Érica de Almeida Bastos Zanon
Membro/Supervisão atendimento especializado

Erika Gonçalves Pires
Membro/Supervisão atendimento especializado

Kênia Silva Oliveira
Membro/Supervisão atendimento especializado

Jefferson Jorcelino Máximo
Membro/Supervisão atendimento especializado

Júlio Cesar Caixeta
Membro/Supervisão atendimento especializado

Lamartine Silva Tavares
Membro/Supervisão atendimento especializado

Lucas Bernardes Borges
Membro/Supervisão atendimento especializado

Marina Alberti Macedo
Membro/Supervisão atendimento especializado

Maria Cristina Nunes Hidalgo
Membro/Supervisão atendimento especializado

Murilo Ferreira Paranhos
Membro/Supervisão atendimento especializado

Marshal Gaioso Pinto
Membro/Supervisão atendimento especializado

Patricia Layne Alves Traldi
Membro/Supervisão atendimento especializado

Paulo Miguel Moreira da Fonseca
Membro/Supervisão atendimento especializado

Rogerio Ferreira da Costa
Membro/Supervisão atendimento especializado

Rosângela Soares Campos
Membro/Supervisão atendimento especializado

Rúbia Cristina Diógenes Pinheiro
Membro/Supervisão atendimento especializado

Selma Maria da Silva
Membro/Supervisão atendimento especializado



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  • Acesse aqui algumas dicas para Inclusão de diversas deficiências e transtornos:
  • Ansiedade
  • Surdez