NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - Câmpus Goiânia
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Câmpus Goiânia está ligado à Pró-Reitoria de Ensino por meio do Núcleo de Ações lnclusivas - NAI. É um órgão consultivo e executivo, de composição multidisciplinar, que responde pelas ações de acompanhamento às pessoas com necessidades educacionais específicas.
São algumas finalidades do NAPNE:
- Promover a cultura da educação para a convivência e aceitação da diversidade;
- Buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na instituição, de forma a promover a inclusão da comunidade acadêmica com necessidades específicas.
São atribuições do NAPNE:
- Apreciar os assuntos concernentes:
a) à quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, atitudinais e comunicacionais;
b) ao atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas no Câmpus;
c) à revisão de documentos visando à inserção de questões relativas à inclusão no ensino regular, em âmbito interno ou externo;
d) à promoção de eventos que envolvam a sensibilização e capacitação de servidores em educação para as práticas inclusivas em âmbito institucional. - Fluxo de trabalho do NAPNE: Apresentação 2025/1
O NAPNE teve seu regulamento aprovado pela Resolução CONSUP/IFG nº 30, de 02 de outubro de 2017, e retificado pela Resolução CONSUP/IFG no 01, de 04 de janeiro de 2018, que define os procedimentos de adaptação didático-pedagógica, flexibilização curricular, terminalidade específica e aceleração de estudos para estudantes com necessidades educacionais específicas.
Horários de funcionamento e contato:
- Horário: 07h as 22h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)
- Contato - telefone fixo e WhatsApp: (62) 3227-2775
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Onde funciona o NAPNE?
- Sala da Coordenação: T-200, no térreo, ao lado da portaria de servidores.
- Sala de Recursos Multifuncionais e Estudos: T-201, no térreo, ao lado da Sala T-200.
Quem são as pessoas com Necessidades Específicas?
Consideram-se pessoas com necessidades específicas aquelas que possuem impedimento de longo prazo de natureza física, sensorial, psicossocial; altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento que influenciam no processo de ensino e aprendizagem.
O que é Educação Inclusiva?
A Educação Inclusiva é um direito fundamentado na concepção de direitos humanos, que defende a igualdade e a equidade, com objetivo de evitar a exclusão educacional.
Quando eu devo procurar o NAPNE?
Assim que fizer sua matrícula, ou a qualquer momento durante o semestre letivo em que precisar de ajuda você pode ser acompanhado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.
Sua identificação e acompanhamento pelo NAPNE lhe garantem diversos direitos relacionados à Assistência Estudantil e à adequação didática.
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE é composto por uma equipe multiprofissional de servidores, estagiários, monitores, formadores e supervisores voluntários, articulando e envolvendo docentes, psicólogos, técnico administrativos, coordenadores, discentes e familiares, com vistas a auxiliar na aprendizagem dos estudantes.
Atualmente, a equipe do NAPNE - Campus Goiânia é composta pelos servidores abaixo, conforme PORTARIA Nº 0846 - REITORIA/IFG, DE 11 DE ABRIL DE 2025:
Leone de Morais Nogueira
Coordenador/Supervisão atendimento especializado
Ghesley Jorge Xavier
Vice-Coordenador/Supervisão atendimento especializado
Marinalva Nunes Barroso
Secretária/Supervisão atendimento administrativo
Julia Andres Rossi
Vice-Secretária
Alinne Monteiro da Cruz Atanasio
Membro/Supervisão atendimento especializado
Cleide Pires Machado
Membro/Supervisão atendimento especializado
Denise Elza Nogueira Sobrinha
Membro/Supervisão atendimento especializado
Érica de Almeida Bastos Zanon
Membro/Supervisão atendimento especializado
Erika Gonçalves Pires
Membro/Supervisão atendimento especializado
Kênia Silva Oliveira
Membro/Supervisão atendimento especializado
Jefferson Jorcelino Máximo
Membro/Supervisão atendimento especializado
Júlio Cesar Caixeta
Membro/Supervisão atendimento especializado
Lamartine Silva Tavares
Membro/Supervisão atendimento especializado
Lucas Bernardes Borges
Membro/Supervisão atendimento especializado
Marina Alberti Macedo
Membro/Supervisão atendimento especializado
Maria Cristina Nunes Hidalgo
Membro/Supervisão atendimento especializado
Murilo Ferreira Paranhos
Membro/Supervisão atendimento especializado
Marshal Gaioso Pinto
Membro/Supervisão atendimento especializado
Patricia Layne Alves Traldi
Membro/Supervisão atendimento especializado
Paulo Miguel Moreira da Fonseca
Membro/Supervisão atendimento especializado
Rogerio Ferreira da Costa
Membro/Supervisão atendimento especializado
Rosângela Soares Campos
Membro/Supervisão atendimento especializado
Rúbia Cristina Diógenes Pinheiro
Membro/Supervisão atendimento especializado
Selma Maria da Silva
Membro/Supervisão atendimento especializado
- Acesse aqui a legislação referente aos avanços da Inclusão:
- PARECER CNE/CP Nº: 50/2023
- RESOLUÇÃO 98/2021 - Procedimentos de adaptação didático-pedagógica, flexibilização curricular, terminalidade específica e aceleração de estudos para estudantes com necessidades educacionais específicas – NEE
- Lei N. 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência
- Declaração Mundial sobre a Educação para Todos/1990
- Resolução CONSUP/IFG N. 1/2018-NAPNEs
- Resolução 30/2017 - Regulamento do NAPNE
- Declaração de Salamanca - Unesco /1994