Combate ao Fumo

Coordenação de Assistência Estudantil do IFG Aparecida alerta sobre perigos do tabagismo

  • Imprimir
Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 08h40 | Última atualização em Sexta, 29 de Agosto de 2025, 08h40

29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e uma exposição sobre o assunto, elaborada pela odontóloga Juliana Paula Martins, foi encaminhada aos e-mails institucionais de estudantes e servidores

imagem sem descrição.

O serviço de odontologia da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do IFG - Aparecida está divulgando um alerta a estudantes e servidores do câmpus sobre os perigos do tabagismo. 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a CAE enviou um e-mail, com exposição elaborada pela odontóloga Juliana Paula Martins alertando sobre a gravidade do vício. Ela destaca que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA/Ministério da Saúde), o cigarro ainda provoca 174 mil mortes por ano no Brasil e gera R$ 153,5 bilhões em custos.

Neste ano, a campanha do ministério da saúde está focada no combate aos cigarros eletrônicos. “É importante lembrar que no Brasil é proibida a comercialização desses dispositivos. Os adolescentes e jovens adultos são as maiores vítimas desse tipo de fumo que não é nada inofensivo, como a indústria tenta vender”, alerta Juliana. Ela conta que a nicotina presente tanto nos cigarros convencionais, cigarros de palha e charutos, quanto nos dispositivos eletrônicos (VAPES ou PODs), é altamente viciante, provocando dependência.

A odontóloga do IFG Aparecida destaca que o tabagismo, em qualquer uma de suas formas, é a principal causa de câncer de pulmão e de boca. Ela cita uma grave estatística: as doenças causadas pelo fumo, levam 50% dos fumantes a óbito, ou seja, de cada dois fumantes, um irá morrer em consequência do tabagismo. Juliana relata que ao examinar um paciente fumante, os dentistas identificam sinais como dentes amarelados com manchas de difícil remoção, halitose, gengivas inflamadas, vermelhas, inchadas, que sangram com facilidade, dentes amolecidos e perdas dentárias devido à doença periodontal induzida pelo cigarro. “O mais alarmante tem sido visto na boca dos pacientes que usam os cigarros eletrônicos”, ressalta.

Juliana Paula Martins orienta os fumantes que desejam abandonar, a procurar uma unidade básica de saúde do SUS. “Lá você encontrará um grupo de tratamento para cessação do tabagismo”, diz.

O manifesto elaborado pela odontóloga para conscientizar a comunidade acadêmica foi enviado aos e-mails institucionais de servidores e alunos. Você pode acessar também aqui o documento na íntegra.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia