Palestras e arte abrem comemoração de dez anos do curso de Pedagogia Bilíngue
A programação foi iniciada na terça-feira, 22 de abril, marcando também a abertura do semestre letivo 2025/1 no Câmpus Aparecida de Goiânia

O curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG está comemorando dez anos de implantação neste ano de 2025. A celebração do aniversário tem uma programação que vai se estender pelos próximos meses em diferentes atividades. A abertura se deu com a palestra "Robôs Não Mordem: desmistificando a IA na Sala de Aula”, ministrada pelo diretor de Ensino Técnico na Reitoria do IF Goiano, professor Rogério Justino. Realizada na noite de quarta-feira, 22 de abril, a palestra marcou também o início do semestre letivo 2025/1 do curso. O público presente foram estudantes dos quatro períodos do curso de Pedagogia Bilíngue, professores e intérpretes de Libras.
“Comemorar dez anos do curso de Pedagogia Bilíngue significa que trilhamos um caminho certo”, declara a coordenadora do curso, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. Ela comenta que é uma alegria ver o curso seguindo novos caminhos, com a perspectiva de cursos de pós-graduação na área e também com pedagogos e pedagogas bilíngues formados no IFG seguindo suas carreiras acadêmicas em cursos de especialização e Mestrado em programas de outras instituições. Waléria Vaz acrescenta outros motivos para comemorar: “Ver hoje a equipe de professores engajada que nós temos, vermos alunos nossos já concursados, alunos que entraram para a comunidade surda e lutam pelo direito da pessoa surda, são ganhos que refletem o trabalho desenvolvido durante todos esses anos. Então a gente fica muito feliz com o curso estar completando hoje dez anos”, relata.
Nova palestra e espetáculo artístico
Nesta quarta-feira, 24, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), será realizada a segunda atividade das comemorações dos dez anos da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue no IFG: a palestra "Libras em Goiás: Memórias, Conquistas e Caminhos para o Futuro". A apresentação será ministrada pelo professor Edson Franco Gomes (foto), fundador da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG). A história de criação da entidade pode ser conferida no site da ASG e mostra mais de meio século de luta pelos direitos da pessoa surda, o que inclui a conquista do reconhecimento da Libras, pela Lei 10.436/2002, como meio legal de comunicação e expressão.
Ainda no mês de abril, está confirmado para o dia 30, o espetáculo "Mãos de Direito", que será realizado no IFG Aparecida, tendo no elenco professores e alunos do Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiás/Associação de Surdos de Goiânia. A peça vai reunir teatro e dança. Novas programações pela comemoração dos dez anos da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG serão informadas pela coordenação do curso assim que forem confirmadas.
Curso pioneiro
O ato regulatório de criação do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG foi publicado no dia 6 de outubro de 2014 no Diário Oficial da União. O curso foi implantado no Câmpus Aparecida de Goiânia e iniciado em 2015. Foi o primeiro curso presencial nessa área em Goiás e um dos primeiros do país, além de ter a importante particularidade de ofertar cotas para pessoas surdas, já tendo formado 110 pedagogos e pedagogas bilíngues. No ano de 2019, o curso de Pedagogia Bilíngue do IFG obteve conceito 5 em avaliação do MEC.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais