Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Celebração

Palestras e arte abrem comemoração de dez anos do curso de Pedagogia Bilíngue

Publicado: Quinta, 24 de Abril de 2025, 10h10 | Última atualização em Quinta, 24 de Abril de 2025, 10h44

A programação foi iniciada na terça-feira, 22 de abril, marcando também a abertura do semestre letivo 2025/1 no Câmpus Aparecida de Goiânia

Diretor de Ensino Técnico na Reitoria do IF Goiano, professor Rogério Justino, na palestra de abertura das comemorações pelos dez anos de implantação do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG
Diretor de Ensino Técnico na Reitoria do IF Goiano, professor Rogério Justino, na palestra de abertura das comemorações pelos dez anos de implantação do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG

O curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG está comemorando dez anos de implantação neste ano de 2025. A celebração do aniversário tem uma programação que vai se estender pelos próximos meses em diferentes atividades. A abertura se deu com a palestra "Robôs Não Mordem: desmistificando a IA na Sala de Aula”, ministrada pelo diretor de Ensino Técnico na Reitoria do IF Goiano, professor Rogério Justino. Realizada na noite de quarta-feira, 22 de abril, a palestra marcou também o início do semestre letivo 2025/1 do curso. O público presente foram estudantes dos quatro períodos do curso de Pedagogia Bilíngue, professores e intérpretes de Libras.

“Comemorar dez anos do curso de Pedagogia Bilíngue significa que trilhamos um caminho certo”, declara a coordenadora do curso, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. Ela comenta que é uma alegria ver o curso seguindo novos caminhos, com a perspectiva de cursos de pós-graduação na área e também com pedagogos e pedagogas bilíngues formados no IFG seguindo suas carreiras acadêmicas em cursos de especialização e Mestrado em programas de outras instituições. Waléria Vaz acrescenta outros motivos para comemorar: “Ver hoje a equipe de professores engajada que nós temos, vermos alunos nossos já concursados, alunos que entraram para a comunidade surda e lutam pelo direito da pessoa surda, são ganhos que refletem o trabalho desenvolvido durante todos esses anos. Então a gente fica muito feliz com o curso estar completando hoje dez anos”, relata.

 

Nova palestra e espetáculo artístico

Nesta quarta-feira, 24, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), será realizada a segunda atividade das comemorações dos dez anos da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue no IFG: a palestra "Libras em Goiás: Memórias, Conquistas e Caminhos para o Futuro". A apresentação será ministrada pelo professor Edson Franco Gomes (foto), fundador da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG). A história de criação da entidade pode ser conferida no site da ASG e mostra mais de meio século de luta pelos direitos da pessoa surda, o que inclui a conquista do reconhecimento da Libras, pela Lei 10.436/2002, como meio legal de comunicação e expressão.

Ainda no mês de abril, está confirmado para o dia 30, o espetáculo "Mãos de Direito", que será realizado no IFG Aparecida, tendo no elenco professores e alunos do Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiás/Associação de Surdos de Goiânia. A peça vai reunir teatro e dança. Novas programações pela comemoração dos dez anos da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG serão informadas pela coordenação do curso assim que forem confirmadas.

 

Curso pioneiro

O ato regulatório de criação do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG foi publicado no dia 6 de outubro de 2014 no Diário Oficial da União. O curso foi implantado no Câmpus Aparecida de Goiânia e iniciado em 2015. Foi o primeiro curso presencial nessa área em Goiás e um dos primeiros do país, além de ter a importante particularidade de ofertar cotas para pessoas surdas, já tendo formado 110 pedagogos e pedagogas bilíngues. No ano de 2019, o curso de Pedagogia Bilíngue do IFG obteve conceito 5 em avaliação do MEC.

 

Fotos da palestra de abertura

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página