Mulheres Mil inicia novo ciclo no Câmpus Formosa com curso de Cuidadora de Idosos(as)
Programa reúne mulheres de diferentes idades e histórias em busca de aprendizado, fortalecimento pessoal e oportunidades de inserção no mercado de trabalho
.jpg)
Sala lotada de mulheres de todas as idades e com histórias diversas, mas que têm em comum um propósito: adquirir conhecimento. Foi assim na sexta-feira, 15 de agosto, e nos demais dias da última semana, com o início de mais um ciclo do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal, no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG).

No dia 11, aula inaugural do curso Cuidadora de Idosos(as), a professora Lucélia Alves Oliveira, que ministra a disciplina Mapa da Vida e Portifólio, trabalhou um vídeo desmistificando a relação da auto-estima com a aparência. A coordenadora do curso, professora Regiane de Jesus Costa, defende a importância do Mapa da Vida na grade curricular: “É uma disciplina fundamental para o Programa Mulheres Mil, pois acessa os conhecimentos prévios das alunas e também tem esse vínculo afetivo. Ela vai ser levada a refletir quem ela é e qual a trajetória acadêmica que ela está tomando. O Mapa da Vida tem esse fortalecimento da identidade estudantil”.
Assim como o Mapa da Vida e Portifólio, as 48 cursistas interagem com outra disciplina voltada para o autoconhecimento e vida em sociedade: Cidadania, Relações Humanas e Direitos das Mulheres. Elas também têm contato, ao longo do curso, com matérias que retomam e fortalecem conhecimentos básicos necessários para o dia a dia – Informática Básica, Português e Matemática; que ajudam a planejar o futuro – Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária; e outras que são voltadas para o conhecimento específico do curso – Primeiros Socorros, Anatomia Humana e Fisiologia do Envelhecimento, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Cuidados com o Idoso, Biossegurança e Segurança do Trabalho.
Na sexta-feira, no Laboratório de Informática, elas receberam da equipe do Programa Mulheres Mil no Câmpus, kits com materiais para utilizar durante o curso. Na aula de Informática Básica, com o professor Marcos Gomes, a maioria das futuras cuidadoras de idosos revelaram não ter conhecimento aprofundado em informática, mas ter desejo de aprender. Como motivação, Marcos afirmou que “quando a gente vai começar uma longa caminhada, 50% dessa caminhada se resume no primeiro passo”.

Seja por recolocação profissional, atualização de conhecimentos ou cuidado com os pais, elas querem recomeçar. Helena Tiago de Sousa prevê um futuro em que precise cuidar dos pais, idosos. Ela decidiu fazer o curso por causa deles: “Eu amo os meus pais”. Já Adriana Fonseca, moradora de Planaltina de Goiás e mãe de gêmeos com necessidades específicas, viu no Cuidadora de Idosos uma chance de trabalho: “Quando a Dona Áurea me falou do curso, eu vi uma oportunidade, porque eu preciso entrar no mercado de trabalho, que não está fácil. Agradeci a Deus pela oportunidade”.
Programa Mulheres Mil
O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover qualificação profissional e inclusão educacional, produtiva e social para mulheres que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social, tais como mulheres moradoras de zonas urbanas periféricas, mulheres privadas de liberdade, mulheres cis e transgênero, mulheres em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade psicossocial. O Câmpus Formosa já participou do Programa em 2014, quando se formaram 59 técnicas nos cursos de Cuidador de Idosos, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Recreador e Operador de Computadores, e tornou a fazer parte em 2024, no Ciclo I, também com o curso de Cuidadora de Idosos(as). As aulas do curso Cuidadora de Idosos(as) – Ciclo III estão previstas para se encerrarem em 15 de dezembro.
Veja em breve fotos no álbum Mulheres Mil 2025, no Facebook.
Coordenação de Comunicação Social/ Câmpus Formosa
Redes Sociais