IFG: inclusão que promove emancipação
Série Por onde anda? traz o egresso Luis Felipe Araujo Pimenta, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, neste mês de setembro

Uma característica marcante do Instituto Federal de Goiás (IFG) é o compromisso com a educação inclusiva e emancipatória. Os cursos ofertados pelo Câmpus Formosa contam, desde 2018, com o apoio de uma instância especialmente instituída para garantir que o direito de acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade seja levado a todos: o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).
Em 2014, quando Luís Felipe chegou ao Câmpus para estudar Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), o Napne ainda não existia, mas os fundamentos inclusivos já se apresentavam na rotina de trabalho dos servidores e na própria estrutura do Câmpus. Para se deslocar aos lugares, Luis precisa de sua cadeira de rodas, e, segundo ele, isso nunca foi problema dentro da Instituição – ela conta com rampas e adaptações. Luis Felipe Araujo Pimenta, egresso de TADS, é o quinto entrevistado da série Por onde anda? no mês em que se comemora a Luta Nacional das Pessoas com Deficiência.
15 anos
No ano de seu décimo quinto aniversário, o Câmpus Formosa comemora a data com a série Por onde anda?, idealizada e executada pela Coordenação de Comunicação Social (CCS). O quadro traz de volta estudantes egressos que marcaram a história do Câmpus Formosa, por meio de matérias jornalísticas, teasers, entrevistas em vídeo e álbum de figurinhas digital, publicações realizadas mensalmente nos canais online do Câmpus.
Inspiração
Luis Felipe em home office Nos tempos de IFG, com a professora Uyara
A deficiência com certeza não o define. Se “os desafios é que explicam quem são as pessoas”, Luis sabe quem é e também o que quer. Desafios não faltaram. Não apenas concluiu a graduação, mas foi além: fez duas pós-graduações – um MBA em Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação e outra em Desenvolvimento Mobile.
_________________________________________________________________________
“O IFG me deu muita base teórica. (...) Eu pude usar essa teoria pra pegar a prática também”, declarou o profissional de Tecnologia da Informação.
________________________________________________________________________________________________________
Essa formação robusta foi determinante para que, em 2020, em meio ao auge da pandemia de Covid-19, ele fosse contratado pela Brscan Tecnologia, empresa especializada em segurança da informação. A Brscan, onde Luis Felipe trabalhava, chamou atenção e foi adquirida pelo grupo Serasa Experian, multinacional com presença em mais de 40 países.
Com a mudança, a estrutura da empresa foi mantida e as responsabilidades de Luis cresceram. Hoje, ele é o desenvolvedor com mais tempo de casa em sua equipe, o que lhe garante prestígio, mas também grandes desafios. “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, brinca o desenvolvedor.
________________________________________________________________________
“Com o meu esforço, do IF e do meu emprego, hoje eu moro só, em apartamento próprio”, salientou o egresso
________________________________________________________________________________________________________
Com carinho e gratidão, o egresso relembra os ensinamentos obtidos no IFG. Citando alguns professores – Uyara Silva, Murilo de Assis, Sirlon Lacerda e Waldeir Mendes –, ele afirma que sempre fará questão de lembrar deles, pois “profissionalmente, eles me ensinaram muito e até coisas que eu não gostava”. “ Fico feliz porque tive uma base bem estruturada para poder botar em prática tudo o que todos eles me explicaram e hoje estou aí, conquistando as coisas”, completou.
A figurinha de hoje é o Luis Felipe Araujo Pimenta.
Assista à entrevista completa em vídeo, disponível no canal IFG - Câmpus Formosa, no YouTube.
Confira aqui o Álbum de Figurinhas e inspire-se!
NOTÍCIAS RELACIONADAS
IFG: apoio em situações difíceis
IFG: estímulo à formação de líderes
IFG: compromisso com a formação crítica e cidadã
IFG: oportunidade que faz diferença por toda a vida
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Formosa lança o projeto Por onde anda?
*Fotos: Arquivo Pessoal/Luis Felipe e Arquivo CCS
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
Redes Sociais