Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
CALOURADA

Atividades formativas, lúdicas e interativas marcaram a calourada 2025

Publicado: Terça, 22 de Abril de 2025, 10h10 | Última atualização em Quinta, 24 de Abril de 2025, 15h12

Palestras, apresentações, atividades esportivas e recreativas fizeram parte da programação da calourada

imagem sem descrição.

Do dia 15 ao dia 17 de abril, os alunos ingressantes e os veteranos dos cursos técnicos e do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste participaram das atividades da programação da Calourada 2025. Os três dias tiveram uma programação diversificada com palestras, acolhimento, práticas esportivas, jogos de tabuleiro, dança, dinâmicas em grupo e apresentação dos setores, servidores e espaços do Câmpus Goiânia Oeste. 

“Todo início de semestre temos um período de renovação. Renovação, porque é o momento de recebermos os estudantes ingressantes, tanto dos cursos técnicos integrados em tempo integral como dos estudantes da educação de jovens e adultos e do ensino superior de Licenciatura em Pedagogia. Esse ano tivemos uma programação de calourada que envolveu acolhida, palestras formativas, atividades esportivas, dinâmicas de grupo, reconhecimento dos espaços da instituição, dos servidores e das funções por eles desempenhadas, esclarecimento sobre o regulamento acadêmico e jogos de interação. Os estudantes receberam orientações sobre o uso das tecnologias nos espaços escolares e do processo de adoecimento psíquico que uso exagerado pode causar. Receberam também informações sobre o direito e a convivência com os animais comunitários e orientações para o início do semestre, quanto ao dia a dia no Câmpus”, ressaltou o professor Leonardo Martins da Silva, Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas

A advogada Pauliane Rodrigues da Silva Mascarenhas, presidente da Comissão Especial de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), palestrou nos dias 15 e 16 de abril, no período noturno e matutino, sobre a Convivência com os animais comunitários, os direitos dos animais e algumas formas de maus tratos. A palestra faz parte das ações da campanha nacional nos órgãos públicos do Abril Laranja, mês da prevenção contra a crueldade animal.

A equipe do Instituto Olhos da Alma Sã também esteve presente no Câmpus Goiânia Oeste para falar sobre o uso exagerado das novas tecnologias na palestra A conexão com a vida e o uso das novas tecnologias. As outras atividades e palestras foram conduzidas pelos professores e técnicos administrativos do Câmpus Goiânia Oeste. A professora Ádria Assunção falou sobre O uso das tecnologias nos espaços escolares. O coordenador acadêmico Victor Racy Abdalla, a coordenadora de Apoio Administrativo ao Departamento de Áreas Acadêmicas, Larisse Faustino da Silva, e os coordenadores de curso apresentaram os cursos e explicaram melhor sobre o dia a dia no câmpus aos alunos ingressantes. A técnica em assuntos educacionais, Letícia Cunha Fernandes e a pedagoga Adelena Leitão Silva Carloto, apresentaram para os estudantes os direitos e deveres que possuem de acordo com com o Regulamento Estudantil do IFG. As servidoras da CAE, Aline Seixas, Clarice Gomes das Neves e Letícia Cunha Fernandes, explicaram para os alunos sobre os auxílios estudantis e apresentaram os editais que estão com as inscrições abertas (Veja aqui os editais). A equipe da biblioteca também participou das atividades da calourada com a palestra Formação para uso da Biblioteca.

“A Calourada 2025 foi uma ação que envolveu os setores do Departamento de Áreas Acadêmicas, a Coordenação de Apoio Administrativo ao Departamento de Áreas Acadêmicas e a Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente, mas também da GEPEX, da Coordenação de Assistência Estudantil e da Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino. Foi uma semana bem movimentada, de reconhecimento dos espaços da instituição, das suas funções e de interação entre os estudantes ingressantes e os veteranos, algo essencial para pensarmos na entrada desses novos estudantes, em fase de adaptação, mas também no processo de permanência e êxito nos estudos acadêmicos”, destacou o Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Leonardo Martins da Silva.

A pedagoga Adelena Leitão Silva Carloto, servidora da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente, enfatizou a importância da Calourada para os novos alunos: “Os alunos ingressantes muitas vezes vêm de outros contextos de ensino. Às vezes estudavam apenas meio período e tinham poucas disciplinas para dar conta. Agora, no IFG, passam a ter mais de quinze disciplinas e uma rotina totalmente nova. Essa recepção que fazemos é para abraçá-los e também tentar mostrar um pouco do que vem pela frente. Aprendemos muitas coisas juntos nessa calourada, foi uma experiência muito boa ver também alunos do segundo e do terceiro ano contando a experiência deles para os calouros. Já para nossos alunos do curso EJA foi contagiante ver aqueles olhinhos brilhando porque vão ter a oportunidade de se formar em um curso técnico de uma instituição pública de qualidade. Também recebemos os nossos alunos do ensino superior, da Licenciatura em Pedagogia. Quando vemos esses adultos que já trabalham o dia todo vindo investir ainda mais do seu tempo aqui conosco, investindo na educação, reconhecemos que precisamos dar o nosso melhor para eles. Essas atividades de acolhida e recepção da Calourada 2025 nos renovaram, como professores e servidores, e também agregaram muito conhecimento a todos que estavam presentes”.



Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

 

Fim do conteúdo da página