Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Extensão

IFG vai selecionar bolsistas para o Programa de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola

Os bolsistas vão desenvolver atividades de professor-pesquisador e tutor on-line e presencial

  • Publicado: Sexta, 16 de Maio de 2025, 09h07
  • Última atualização em Sexta, 16 de Maio de 2025, 18h39
imagem sem descrição.

 

Estão abertas até 30 de maio as inscrições para a seleção de bolsistas que vão atuar no Programa de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola Infâncias e crianças quilombolas: territórios de luta, pertencimento e (re)existência na cultura do brincar, ofertado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Os bolsistas vão desenvolver suas atividades em Goiânia, Goiás e Cavalcante. Os interessados podem se inscrever no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na aba Editais.

O curso será ofertado pelo IFG, por meio da Proex, com recursos oriundos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).

Haverá provimento das vagas disponíveis no edital e formação de cadastro de reserva, com validade de um ano, a contar da data de publicação dos resultados. Há vagas para ampla concorrência e reservadas a candidatos pretos, pardos e quilombolas.

São ofertadas 11 vagas para professor-pesquisador (oito reservadas à ampla concorrência e três a pretos, pardos e quilombolas). Já para tutor presencial, o IFG oferta quatro vagas para ampla concorrência e uma vaga a candidatos pretos, pardos e quilombolas. Os candidatos a tutor on-line vão disputar quatro vagas na ampla concorrência e uma dentro da reserva de vagas. Ao todo, são 10 vagas para professores, divididas por cada módulo, e 10 para tutores.

De acordo com o edital, o objetivo geral do Programa é “subsidiar professores, lideranças e representantes do poder público e jurídico para a compreensão das questões que envolvem o reconhecimento das crianças quilombolas como sujeitos de direito que constroem suas infâncias em um tempo/espaço do brincar como forma de luta, (re)existência e pertencimento em seus territórios”. Além disso, visa contribuir para a formulação de políticas públicas que atendam aos direitos das crianças quilombolas no Estado de Goiás.

Bolsas

Os candidatos selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1,3 mil para cumprimento de carga horária de 15 horas, no caso de professor-pesquisador; sendo necessário ministrar aulas nos três polos definidos no edital. Os tutores selecionados, que vão trabalhar na modalidade presencial ou on-line, receberão bolsa no valor de R$ 765 para uma carga horária de 8 horas semanais durante seis meses.

Mais informações podem ser enviadas para o e-mail: escola.quilombo@ifg.edu.br.

Veja o edital.

Faça sua inscrição para professor-pesquisador e para tutor online ou presencial.

 

Pró-Reitoria de Extensão

 

Fim do conteúdo da página