Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Jataí recebe oficina de produção audiovisual
Início do conteúdo da página

Câmpus Jataí recebe oficina de produção audiovisual

Publicado: Sexta, 25 de Abril de 2025, 08h52 | Última atualização em Sexta, 25 de Abril de 2025, 09h32
imagem sem descrição.

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu na noite desta quinta-feira, 24 de abril, a primeira oficina de audiovisual do projeto "Audiovisual Popular: Cidadania, Acessibilidade e Justiça Social". O ciclo de oficinas é coordenado pela doutoranda Karine de Assis Oliveira Soares. Trata-se de um projeto aprovado no edital nº 002/2024 da Lei Paulo Gustavo (LPG) junto à Prefeitura Municipal de Jataí-GO, com o apoio do Câmpus Jataí do IFG. Esta primeira oficina teve como tema ""Produção de Curtas para a Justiça Social" e foi realizada no miniauditório da Unidade Riachuelo.

Serão realizadas outras três oficinas até o final do mês de junho com os temas "Produção Audiovisual: Comunicação e Elaboração de Roteiro", no dia 10 de maio; "Acessibilidade na Produção Audiovisual: Ferramentas Livres para Inclusão", no dia 27 de maio e "Audiovisual para Edição de Vídeos no Celular com Ferramentas Gratuitas", no dia 11 de junho. As inscrições para as demais oficinas podem ser feitas no perfil do instagram do projeto, no endereço @atravessamentosdocentes . Além disso, a contra partida do projeto aprovado no edital 002/2024 da LPG é o projeto de ensino "Os Perigos de uma História Única", em colaboração com a professora Aline Luz, destinado a estudantes do Ensino Médio Integrado em Tempo Integral do Câmpus Jataí do IFG.

O objetivo desta primeira oficina foi" capacitar os participantes a utilizarem o audiovisual como ferramenta de conscientização e mobilização social, por meio da produção de curtas-metragens que abordem temas de justiça social, cidadania e inclusão". A oficina incorporou os conteúdos "Audiovisual como linguagem de resistência e transformação; temas de justiça social e cidadania nas narrativas audiovisuais; estrutura básica de roteiro (tipologias: documental e ficção social); narrativas locais e protagonismo popular".

A oficina ""Produção de Curtas para a Justiça Social" teve como mediadoras a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Câmpus Jataí do IFG,  Karine de Assis Oliveira Soares, o servidor técnico-administrativo do IFG, Thiago Silva da Luz e o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFJ, Geovan Assis Silva. As oficinas são abertas à participação de toda a comunidade jataiense e as inscrições para cada nova oficina temática podem ser realizadas a partir do perfil @atravessamentosodocentes no Instagram.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

 

 

 

Fim do conteúdo da página